sexta-feira, 2 de novembro de 2007

De quem é a responsabilidade?

E o que leva um jovem bem-nascido a se tornar criminoso? Até que ponto um pai pode ser responsabilizado pelo comportamento de um filho?
Esse infelizmente não é o primeiro caso de adolescentes de classe média que viram foras-da-lei. Será que eles pagam pelos seus crimes? O que aconteceu, por exemplo, com os jovens que queimaram o índio Galdino há dez anos em Brasília?
E o que leva um jovem bem-nascido a se tornar criminoso? Até que ponto um pai pode ser responsabilizado pelo comportamento de um filho? Afinal, como criar os filhos nos dias de hoje?

Jornal Nacional, 27/04/1997: “O índio não resistiu. Galdino Jesus dos Santos morreu nesta madrugada depois de ter sido queimado vivo por cinco jovens enquanto dormia num ponto de ônibus de Brasília”.

Os cinco rapazes moravam em prédios de classe média, no Plano Piloto da capital do Brasil. Max Rogério Alves, 19 anos, estudante, enteado de procurador federal. Eron Chaves Oliveira, 19 anos, balconista da lanchonete do pai. Antônio Novely Villanova, 19 anos, estudante, filho de juiz federal. Tomas Oliveira de Almeida, 18 anos, filhos de funcionários públicos, e o irmão dele, de 16 anos.
Os quatro foram condenados a 14 anos de prisão.


“Eles conseguiram liberdade condicional e hoje nem mais dormir na prisão eles precisam. Estão em liberdade total”, conta a promotora Maria José Miranda.




Nenhum comentário: